Blog: www.vanderleyac.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/vanderley.ac
E-mail: vanderleyac@hotmail.com
PROF. VANDERLEY - MATEMÁTICA
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
PARA ACESSO RÁPIDO, CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:
===================================================================
- 2018 - 2º
dia
- 2018 - 1º
dia
- 2017 - 2º
dia
- 2017 - 1º
dia
- 2016 (2ª
prova) - 2º dia
- 2016 (2ª
prova) - 1º dia
- 2016 - 2º
dia
- 2016 - 1º
dia
- 2015 - 2º
dia
- 2015 - 1º
dia
- 2014 - 2º
dia
- 2014 - 1º
dia
- 2013 - 2º
dia
- 2013 - 1º
dia
- 2012 - 2º
dia
- 2012 - 1º
dia
- 2011 - 2º
dia
- 2011 - 1º
dia
- 2010 - 2º
dia
- 2010 - 1º
dia
- 2009 - 1º
dia
- 2009 - 2º
dia
- 2008
- 2007
- 2006
- 2005
- 2004
- 2003
- 2002
- 2001
- 2000
- 1999
- 1998
Quando perguntamos às pessoas se é importante aprender matemática a resposta imediata é sim!
Fundação Lemann
===================================================================
===================================================================
Alunos de todo o Brasil participam da Olimpíada Brasileira de Matemática
===================================================================
#SouProfessor - Leandro Karnal
===================================================================
Nova Escola - 21 de Outubro de 2016
Práticas inovadoras em diferentes realidades brasileiras
Dois professores e um diretor: os intelectuais da Educação debatem soluções para a melhoria do aprendizado
http://novaescola.org.br/conteudo/3351/praticas-inovadoras-de-educacao-em-diferentes-realidades-brasileiras?utm_source=tag_novaescola&utm_medium=facebook&utm_campaign=mat%C3%A9ria&utm_content=video
===================================================================
Série de reportagens mostra onde está a matemática no nosso cotidiano
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-da-eptv/videos/v/serie-de-reportagens-mostra-onde-esta-a-matematica-no-nosso-cotidiano/4995754/
'Onde Está a Matemática?': 2ª reportagem mostra a matemática no mundo mágico
'Onde Está a Matemática': mercado de trabalho está de olho nos matemáticos
'Onde Está a Matemática': fórmulas matemáticas saíram da observação da natureza
A MATEMÁTICA É PARA SEMPRE!
===================================================================
PROFISSÃO: MATEMÁTICO
===================================================================
===================================================================
Reportagem da SEE – Dia Nacional da Poesia (14 de março)
25/03/15
Com o apoio do currículo, estudantes podem conhecer a matemática além das contas
http://www.educacao.sp.gov.br/…/a-matematica-alem-das-contas
Veja as lições que são possíveis tirar da disciplina, que é muito mais que números e problemas
A Matemática é considerada disciplina básica em qualquer época e cultura. Sem ela, a formação pessoal não se completa, uma vez que todos utilizam números, medidas, operações e formas no dia a dia.
Não existem dúvidas do quanto o ser humano é observador e uma das primeiras maneiras de aprendizado é com a exploração do cotidiano ao nosso redor. Antes de qualquer noção escolar em relação a números e formas, a matemática se mostra presente logo nos primeiros anos de vida por meio das brincadeiras como, por exemplo, bloquinhos de encaixe com formas geométricas.
Com o passar do tempo, a relação com o estudo se desenvolve e passamos, então, a desenvolver outras capacidades relacionadas à disciplina, com a interpretação de situações cotidianas como fazer compras, visualizar datas em calendários, cozinhar e, até mesmo, medir a temperatura do corpo quando estamos doentes. A partir daí, o cérebro começa a criar soluções para esses “problemas” da realidade e desenvolve a criatividade e a crítica, além de estimular a pesquisa.
“Tudo isso só é possível porque a matemática, apesar de seu caráter abstrato, conceitos e resultados, têm origem no mundo real e encontra muitas aplicações em outras ciências e em inúmeros aspectos práticos da vida diária”, explica Vanderley Aparecido Cornatione do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
A Educação orienta o trabalho realizado nas cinco mil escolas estaduais com um currículo para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio que fornece uma base comum de conhecimentos e competências e permite que os professores criem um ensino articulado, pautado pelos mesmos objetivos.
O Currículo de Matemática Oficial do Estado de São Paulo reforça em todos os assuntos estudados a meta maior de propiciar um tratamento adequado das informações, considerando o que é relevante para a construção do conhecimento.
“Através de suas Competências Norteadoras, a disciplina contribuirá para desenvolver no aluno o senso crítico e autonomia, tornando-o um cidadão preparado para prosseguir com os estudos em nível superior e também para o mundo do trabalho, cultura, ciência e tecnologia. A soma desses fatores resulta no preparo para enfrentar os problemas da vida”, reforça Vanderley.
===================================================================
Revista Exame - 16/09/2015
===================================================================
===================================================================
Livro:
A ERA DA CURADORIA: O QUE IMPORTA É SABER O QUE IMPORTA!
“Educação e formação de pessoas em tempos velozes”
Editora:
Papirus – 1ª Edição – 2015
Autores:
Mário Sérgio Cortella
Gilberto Dimenstein
“O acesso cada vez maior à tecnologia permite hoje que informações de toda sorte cheguem até nós das mais diferentes formas. Num momento em que todos podemos ser, ao mesmo tempo, leitores e autores, surge a necessidade de saber selecionar no meio do caos aquilo que, de fato, tem relevância e credibilidade. Afinal, em que prestar atenção? O que realmente importa?”
Mário Sérgio Cortella e Gilberto Dimenstein levam a debate neste livro a ideia de curadoria do conhecimento. Em bate-papo instigante, eles apresentam esse novo conceito e iluminam vários aspectos de nossa cidadania. Pois, como apontam aqui, a formação continuada para a prática da curadoria, isto é, da socialização e mediação dos saberes, torna-se fundamental nesta nova era, seja nas escolas, seja nas empresas ou nos meios de comunicação, como forma de emponderamento do indivíduo.
“Não há como separar educação e comunicação, porque ensinar é comunicar, assim como comunicar é ensinar. As duas transitam dentro da mesma ideia. Usei de propósito a expressão ensinar porque ensinar, ou insignare, significa “deixar uma marca”, “gravar alguma coisa em alguém”, “deixar um sinal”, por isso “insígnia”, a percepção de que se marca algo em alguém.”
===================================================================
ALGUNS EVENTOS, CURSOS, PROJETOS E PROGRAMAS QUE EU PARTICIPEI
COM EDUCADORES / PROFESSORES / ESPECIALISTAS
===================================================================
- Caderno do Professor e Caderno do Aluno
- BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
- EMAI (Educação Matemática nos Anos Iniciais)
- EJA "Mundo do Trabalho" (Educação de Jovens e Adultos)
- PNLD (Programa Nacional do Livro Didático)
- Educação Fiscal e Financeira
- Educação Escolar Indígena
- Plataforma Currículo+
- Plataforma Geekie+
- Plataforma EVESP
- Plataforma Foco Aprendizagem
- Plataforma Árvore de Livros "Biblioteca Digital"
- Projeto "Desafios Matemáticos 2017"
- Projeto de Recuperação e Reforço "Aventuras Currículo+"
- Projeto Currículo+ "Atividades de Nivelamento 2016"
- Projeto "Quem Falta Faz Falta"
- Projeto "Educação e Cidadania"
- Projeto "Cidade Educadora"
- Projeto "Prosseguir"
- Matriz de Avaliação Processual - Matemática
- AAP (Avaliação da Aprendizagem em Processo)
- Jornada de Matemática "Anos Iniciais"
- OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas)
- Dia Nacional da Matemática "06 de maio"
- Workshop de Matemática
- MGME (Melhor Gestão Melhor Ensino)
- Grande Encontro CGEB com Diretorias de Ensino
- Cultura é Currículo
- Planejamento/Replanejamento Escolar
- Prêmio Professores do Brasil
“A aprendizagem é o centro da atividade escolar. Por extensão, o professor caracteriza-se com um profissional da aprendizagem. O professor apresenta e explica conteúdos, organiza situações para a aprendizagem de conceitos, de métodos, de formas de agir e pensar, em suma, promove conhecimentos que possam ser mobilizados em competências e habilidades que, por sua vez, instrumentalizam os alunos para enfrentar os problemas do mundo.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.18)
“Em todos os assuntos, o professor precisa ser um bom contador de histórias. Preparar uma aula será sempre arquitetar uma narrativa, tendo em vista a construção do significado das noções apresentadas. Para contar uma boa história, é necessário, no entanto, ganhar a atenção dos alunos, é preciso criar centros de interesse. É fundamental cultivar o bem mais valioso de que dispõe um professor na sala de aula: o interesse dos alunos.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.45)
Curso Específico de Formação para Supervisores Ingressantes
Encontro Presencial na EFAPE com Supervisores
Ingressantes
27, 28 e 29/02/2024
=========================================================
Programa Multiplica SP #Diretores: Diretores Multiplicadores
1º Encontro Presencial na EFAPE com os Diretores Multiplicadores
20, 21 e 22/02/2024
=========================================================
Álbuns de Fotos - Eventos SEDUC
https://www.flickr.com/photos/educacaosp/albums
Encontro de Supervisores - Campos do Jordão - SP (16 a 19/10/2023)
Evento reúne cerca de 1,5 mil profissionais da rede estadual de educação em Campos do Jordão
https://flic.kr/s/aHBqjAYZxE
Educação de SP reúne 1.500 profissionais em 1° Encontro de Supervisores
Escuta-ativa com os representantes das escolas nas 91 Diretorias
Regionais de Ensino foi organizado pelo secretário Renato Feder durante esta
semana
O secretário da Educação do Estado de São
Paulo, Renato Feder, e a equipe da Secretaria da Educação do Estado de São
Paulo (Seduc-SP) estiveram nesta semana com os 1.500 supervisores das 91
Diretorias Regionais de Ensino. O 1° Encontro de Supervisores aconteceu entre
os dias 16 e 19 de outubro na cidade de Campos do Jordão.
O objetivo desse primeiro encontro foi
estabelecer um diálogo aberto entre esses professores, que representam
pedagogicamente as mais de 5.000 escolas estaduais nas regiões do Estado, o
secretário Renato Feder, profissionais do gabinete do secretário e áreas
técnicas da pasta.
O vice-governador do Estado, Felício Ramuth,
e o secretário de governo e relações institucionais, Gilberto Kassab, também
estiveram presentes no encontro no interior.
Ao longo do evento, os supervisores tiveram
acesso a essas equipes, divididas em 16 salas de diálogos abertos, para
plantões de dúvidas e oficinas. Eles também foram homenageados e assistiram a
apresentações culturais.
“Vocês são líderes dos diretores e, por sua
vez, são líderes. Nessa jornada, precisamos dividir os desafios, mas também
escutar, estar junto e cuidar da carreira de vocês”, disse Feder aos docentes
durante o evento.
O secretário reconheceu que a Educação de SP
precisa caminhar para entregar a qualidade e equidade educacional. “Temos
muitos fatores a arrumar, mas não podemos tirar o foco do que é o mais
importante, a aula que a gente oferece ao aluno e esse encontro mostrou isso. A
qualidade da aula é o foco. Estou muito feliz com o resultado desse evento,
porque eu e minha equipe pudemos nos conectar ainda mais com as escolas, e os
supervisores são esse ponto de conexão”, continuou o secretário.
Na Educação paulista, entre os 1.500
supervisores, 77,9% são mulheres e 22,1%, homens. Além deles, dirigentes de
ensino também participaram do evento.
“O contato direto com pessoas que conhecemos
apenas por telefone ou e-mail foi enriquecedor. Essa interação com diferentes
setores da Seduc, para tirar dúvidas pontuais e antecipar ações, esteve entre
as melhores atividades do evento”, afirmou o supervisor Thiago Silva, da
Diretoria Regional de Ensino de Caieiras.
Ao final do evento, os participantes foram
convidados a avaliar o encontro, com notas de 0 a 5. Entre os respondentes, 62,40% deles avaliaram com notas 4 e 5.
---
23/10/2020
http://inovaeducacao.escoladeformacao.sp.gov.br
"A Escola Contemporânea e seus Novos Desafios"
Palácio dos Bandeirantes - 06/05/2019
EFAPE - 06 e 07/05/2019
SEE/SP - 21 e 22/11/2018
SEE/SP - 04 e 05/12/2018
=========================================================
OBJETIVO:
Trabalhar as habilidades do Ensino Fundamental Anos Finais que farão parte do Currículo Paulista que atualmente compõe a versão zero.
A Orientação Técnica propõe a elaboração de Mapas Cognitivos de Aprendizagem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
11 a 27 de setembro de 2018 (4 encontros)
• 2 encontros para um grupo de 44 diretorias de ensino: 11 e 25/09/2018
• 2 encontros para um grupo de 47 diretorias de ensino: 13 e 27/09/2018
CONTEÚDOS E/OU REFERÊNCIAS:
Esta orientação técnica tem a colaboração dos Parceiros da Educação, com a participação da Profª. Dra. Mônica Guerra – Palestra sobre Neurociência – Uma Aprendizagem Significativa na Matemática – como embasamento teórico para a criação dos Mapas Cognitivos de Aprendizagem.
Videoconferência de 18/01/2018
Planejamento 2018 - Volta às Aulas
https://goo.gl/8TpP1N
========================================================
=========================================================
Videoconferência realizada em 17/11/2017
Desafios Matemáticos "destaques" do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
===================================================================
Videoconferência realizada em 13/09/2017
Desafios Matemáticos 2017 "Fase Diretoria de Ensino"
Orientações para a Fase Diretoria de Ensino
Palestrantes/Mediadores
Vanderley Aparecido Cornatione - Técnico Curricular - Equipe de Matemática
Otávio Yoshio Yamanaka - Técnico Curricular - Equipe de Matemática
João dos Santos Vitalino - Técnico Curricular - Equipe de Matemática
Equipe Curricular de Matemática da SEE/SP
VIDEOCONFERÊNCIA
R E G U L A M E N T O "DESAFIOS MATEMÁTICOS 2017" (12/05/2017)
http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/DESAFIOS_MATEMATICA_12_05_2017.wmv
A videoconferência teve como objetivo apresentar e esclarecer informações sobre o Regulamento dos Desafios Matemáticos 2017, aos PCNPs de Matemática e de outras áreas, e diretores do Núcleo Pedagógico.
===================================================================
VIDEOCONFERÊNCIA
L A N Ç A M E N T O "DESAFIOS MATEMÁTICOS 2017" (05/05/2017)
http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2372
Lançamento da Ação Desafios Matemáticos, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento da competência do raciocínio lógico matemático, aos alunos dos Anos Finais e do Ensino Médio, por meio de um contexto significativo para a potencialização das habilidades cognitivas estruturantes em ambiente colaborativo, por intermédio da proposição e resolução de desafios matemáticos. Engajar PCNPs, Professores Coordenadores, Professores e Estudantes na ação.
===================================================================
VIDEOCONFERÊNCIA – REUNIÃO DE TRABALHO (15/12/2016)
=================================================================
Bloco 01:
Duração: 01:05:16
(Utilizar o Navegador Internet Explorer)
Tema: Simulado SARESP 2016
Data: 14 de Outubro de 2016 (Sexta – Feira)
Horário: DAS 15H ÀS 17H30
Órgão: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Videoconferencistas:
• JUVENAL DE GOUVEIA – CEPAV/CIMA
• REGINA RESEK - DIRETORA DEGEB/CGEB
• VANDERLEY APARECIDO CORNATIONE - EQUIPE CURRICULAR DE MATEMÁTICA
• ROSELI CORDEIRO - EQUIPE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo: O OBJETIVO DA VIDEOCONFERÊNCIA É DAR AO ALUNO A OPORTUNIDADE DE TER CONTATO COM ITENS DO SARESP E O GÊNERO PROVA, MINIMIZAR SUA ANSIEDADE EM RELAÇÃO A REALIZAÇÃO DO SARESP, DESENVOLVER SUAS PRÓPRIAS ESTRATÉGIAS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA, OFERECER OPORTUNIDADE DE REVER ALGUNS CONTEÚDOS QUE PERCEBEU MAIORES DIFICULDADES.
O objetivo da VC é promover a integração dos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática e Sociologia, na abordagem das competências para o Exame Nacional do Ensino Médio “ENEM”.
Público Alvo
Equipe Curricular de Matemática da SEE/SP - Agosto/2016
Adriana Santos Morgado
João dos Santos Vitalino
Otávio Yoshio Yamanaka
Vanderley Aparecido Cornatione
===================================================================
02 de agosto de 2016
Confira as principais novidades
da plataforma Foco Aprendizagem
===================================================================
===================================================================
Equipe Curricular de Matemática da SEE/SP - Dezembro/2015
Djalma de Oliveira Bispo Filho
João dos Santos Vitalino
Otávio Yoshio Yamanaka
Sandra Maira Zen Zacarias
Vanderley Aparecido Cornatione
===================================================================
Portal da Educação da SEE/SP
Retrospectiva 2015 mostra boas práticas que foram destaque na rede
http://www.educacao.sp.gov.br/video.php?vid=j1h8tMmHpWU
Sustentabilidade, arte, música e dança, foram temas de projetos realizados pelos alunos.
===================================================================
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
===================================================================
Seminário Estadual da
Base Nacional Comum Curricular
UNINOVE - Vergueiro
16 de novembro de 2015
===================================================================
Prêmio Professores do Brasil 2015
Comitê Estadual de Avaliação dos Projetos
EFAP - Escola de Formação de Professores
04 de novembro de 2015
===================================================================
Videoconferência “Semana do SARESP / SAEB” (realizada em 05/10/2015)
===================================================================
Videoconferência
ENEM – MATEMÁTICA
10 de setembro de 2015
http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/ENEM_MATEMATICA_10_09_15.wmv
(Utilizar o navegador Internet Explorer)
Objetivo
Público-alvo
Alunos da 3ª série do Ensino Médio, Equipes Gestoras das Escolas, PCNPs e Supervisores de Ensino.
Videoconferencistas
- Prof. Vanderley Aparecido Cornatione – Equipe Curricular de Matemática da SEE/SP
- Prof. Marcelo Play – Coordenador de Conteúdo Geekie
Outras videoconferências Geekie
===================================================================
Projeto de Recuperação e Reforço "Aventuras Currículo+"
Orientação Técnica na EFAP com a Profª. Silvia Sentelhas
31/06 e 01/07/2015
EMAI - Educação Matemática nos Anos Iniciais
Orientação Técnica - 15 a 17 de junho de 2015 na EFAP
com a Profª. Célia Maria Carolino Pires
===================================================================
Projeto “Aventuras Currículo+” (23/03/2015)
http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/AVENTURAS_CURRICULO_MAIS_23_03_15.wmv
Videoconferência
Projeto “Aventuras Currículo+” (18/03/2015)
http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/CURRICULO_MAIS_18_03_15.wmv
(Utilizar o navegador Internet Explorer)
===================================================================
Orientação Técnica "Aventuras Currículo+"
EFAP - Escola de Formação de Professores
09 a 13 de março de 2015
Maria Silvia Brumatt Sentelhas - Matemática - PUC/SP
Projeto de recuperação de habilidades estruturantes de Matemática e Língua Portuguesa utilizando conteúdos digitais sugeridos no Currículo+ e outros recursos pedagógicos digitais.
===================================================================
05/03/15
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/curriculo-ensinara-oficinas-educadores-videoaulas
Projeto passará por escolas com objetivo de transformar educador em produtor de conteúdo digital
Currículo+ promove cursos de produção de vídeos para docentes
https://www.youtube.com/watch?v=wHoz5KGHLbE
A partir deste sábado (07), a Educação levará às diretorias de ensino um estúdio itinerante diferente, com dicas de locução e de recursos tecnológicos que ensinam os professores a produzir videoaulas.
Em parceria com o YouTube e a com a Fundação Lemann, o projeto equipado com câmeras vai oferecer oficinas dos materiais em vídeo para que o conteúdo seja dinâmico, interativo e articulado ao currículo da rede estadual.
O objetivo é oferecer mais uma ferramenta para auxiliar os educadores na utilização da tecnologia como aliada do ensino. Durante a visita, os participantes terão a chance de operar, gravar e criar conteúdo audiovisual para internet.
Além das orientações teóricas, que serão ministradas por uma equipe profissional de produção de vídeos, cada participante será incentivado a elaborar uma videoaula inédita sobre qualquer tema do currículo do Estado que poderá ser disponibilizada na plataforma do Currículo+, junto aos mais de 2.500 conteúdos articulados e já catalogados, para que todos os professores e alunos da rede tenham acesso.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
"A proposta da Secretaria com as videoaulas curriculares é oferecer ainda mais subsídios para que os professores consigam dar um novo passo na utilização da tecnologia no processo de aprendizado. Além de consumidores de recursos tecnológicos, oferecemos agora a oportunidade deles serem produtores de conteúdo virtual educativo e ainda partilhar esta experiência com a rede", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Canal da Educação no YouTube
Além do Currículo+, a Secretaria da Educação oferece o canal da Educação no YouTube. No site de compartilhamento de vídeos, estão reunidos mais de 700 atividades e programas da Educação, como o Vence e o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral. Além disso, traz dicas de experiências em disciplinas como Física e Química e os tutoriais "Faça Você Mesmo", websérie especial com maior número de visualizações da página e uma das preferidas entre estudantes e professores.
Com o intuito de construir o modelo de atuação do projeto em conjunto com profissionais da rede, em dezembro de 2014 três oficinas-piloto foram realizadas em escolas e núcleos pedagógicos das Diretorias de Ensino de Piraju, Sertãozinho e Suzano, envolvendo mais de 100 professores. Além das dezesseis expedições, o projeto disponibilizará, já a partir de maio, todo o conteúdo das oficinas em tutoriais virtuais para que qualquer educador ou aluno possa ter acesso às orientações práticas.
Para saber mais, acesse a intranet da Educação
===================================================================
Fundação Lemann
O evento é a primeira oportunidade para que parceiros e profissionais do setor educacional tenham acesso aos resultados desse trabalho que ouviu professores de todo o país, com o desejo de trazer para o centro do debate a opinião de quem vive a educação diariamente.
Conduzida pelo Ibope Inteligência e com apoio do Instituto Paulo Montenegro, o estudo é uma iniciativa da Fundação Lemann para dar voz aos educadores e lançar luz sobre suas percepções acerca dos principais tópicos do debate educacional.
“A Visão dos Professores sobre a Educação no Brasil”
===================================================================
Expo Info Educacional
Diretoria de Ensino Guarulhos Sul
Guarulhos - SP
===================================================================
3º People.Net in Educacion
Unidade Lapa - São Paulo - SP
O evento reúne palestrantes, pesquisadores e educadores de vários cantos do Brasil para discutir novas formas de ensinar e desafios a serem superados.
Palestrantes:
===================================================================
Curso de Formação Continuada - Avaliação Educacional
AVA-EFAP (Nov-Dez/2014)
Programa de Formação Continuada
===================================================================
Ciências da Natureza
Ciências Humanas
Linguagens e Códigos
Matemática
2º Grande Encontro CGEB/SEE-SP 2014 com as Diretorias de Ensino
Tema 1: Avaliação, Recuperação e Reforço
Tema 2: Alfabetização
Tema 3: Educação Integral
Tema 4: Educação Inclusiva - Equidade e Igualdade
Tema 5: Reorganização dos Ciclos
Tema 6: Pacto do Ensino Médio, MGME, Pacto dos Anos Iniciais
Tema 7: Currículo
Currículo+
conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas.
Quando o assunto é tecnologia em
sala de aula, muito se fala na importância do “professor como um mediador”. No
âmbito do Currículo+ essa discussão também deve ocorrer, e para desmistificar
alguns dos conceitos por trás disso e explorar as nuâncias da “mediação”, confira a parte
2 do vídeo da Professora
Aglaé Cecília Toledo Dias Porto Alves, Supervisora de Ensino da Rede Estadual
de São Paulo, e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(PUC-SP).
1.4_Mediação:
para quê?_vídeo 2_Oficinas Virtuais Currículo+
Que tal estruturar um “Plano de Aula Digital”?
Sugestão de modelo de Plano de Aula Digital
As relações entre educação e tecnologia
Curso Oficinas Virtuais Currículo+ 1ª Edição
ação de formação aos professores relacionada ao Projeto Currículo+
(http://www.curriculomais.educacao.sp.gov.br/).
Regulamento
===================================================================
Chegamos ao Final da 1ª Edição do Curso Currículo+ em Ação
Prof. Vanderley AC
CURRÍCULO+
REDE CONVERSANDO COM A REDE
IV Videoconferência da SEE/SP sobre o "Dia Nacional da Matemática - 06 de maio"
Tema deste ano: "Narrativas Matemáticas"
Rede do Saber - EFAP - SEE/SP - São Paulo - SP
Dia 06 de maio de 2014
2014
Malba Tahan foi autor e escritor de mais de 100 livros sobre:
Transformar 2014
Hotel Sheraton - Av. Nações Unidas, 12559
Brooklin Novo - São Paulo - SP
Dia 28 de abril de 2014
www.transformareducacao.org.br
Transformar 2014 apresenta inovações para resolver problemas reais da educação.
Em 28 de abril, dia mundial da educação, o Transformar 2014 reuniu em São Paulo experiências inovadoras nacionais e internacionais que estão promovendo a personalização, o engajamento e a equidade para os alunos e reduzindo as desigualdades na educação. Cerca de 800 pessoas compareceram ao evento, que teve a transmissão ao vivo feita pelo site do canal Futura. Realizado por Fundação Lemann, Inspirare/Porvir e Instituto Península, o objetivo do evento é debater propostas para levar a educação brasileira para o século 21.
===================================================================
Plano de Formação e Acompanhamento D.E./U.E.
Tema 1: Avaliação, Recuperação e Reforço
Tema 2: Alfabetização
Tema 3: Educação Integral
Tema 4: Educação Inclusiva - Equidade e Igualdade
Tema 5: Reorganização dos Ciclos
Tema 6: Pacto do Ensino Médio, MGME, Pacto dos Anos Iniciais
Tema 7: Currículo
===================================================================
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS NOVAS POSSIBILIDADES
Professor 2.0
Currículo+
===================================================================
Workshop Microsoft “21 Passos para a Aprendizagem do Século XXI”
Hotel Sheraton - Av. Nações Unidas, 12559
Brooklin Novo - São Paulo - SP
Dias 02 e 03 de dezembro de 2013
Bruce Dixon
Workshop reúne profissionais da Educação para discutir uso da
tecnologia nas escolas
“21 Passos para a Aprendizagem do Século XXI”
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/workshop-reune-profissionais-da-educacao-e-especialistas-para-discutir-uso-da-tecnologia-nas-escolas
O uso da tecnologia em sala de aula foi o centro das discussões no workshop “21 passos para o aprendizado”, promovido pela Microsoft. O evento reuniu profissionais da Secretaria da Educação e especialistas no segmento para debater a temática ao longo desta segunda (2) e terça-feira (3).
Incorporar o uso da linguagem digital aos métodos de ensino é uma prática da Pasta. Atualmente, 3723 unidades da rede estadual contam com o programa Acessa Escola e diversos cursos online são oferecidos por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp).
O secretário-adjunto da Educação, Fernando Padula Novaes, participou da abertura do workshop e ressaltou outras iniciativas. “A Secretaria da Educação vem adotando uma série de medidas no uso da tecnologia. Recentemente, firmamos duas parcerias, uma com o Google e outra com a Microsoft”.
Parceria com a Microsoft
Parceria com o Google
Dias 05 e 06 de novembro de 2013
Encontro dos PCNP de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo
A Equipe Curricular de Matemática agradece a todos os colegas da nossa SEE/SP que participaram/contribuíram para a realização do nosso III Workshop de Matemática da SEE/SP - "Educação Matemática em Foco" (05 e 06 de novembro de 2013).
Currículo de Matemática do Estado de SP.
Programa "Melhor Gestão, Melhor Ensino" da SEE/SP
Águas de Lindoia / SP – 01 a 04 de abril de 2013
Objetivo:
- Potencializar a ação docente;
- Articular os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento;
- Aprimorar a competência leitora e escritora dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Exibido na TV Cultura no dia 22/12/2012 às 13h00
Astronauta Marcos Pontes (convidado especial)
Marcos César Pontes (Bauru, 11 de março de 1963) é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva. Foi o primeiro cosmonauta brasileiro, o primeiro sul-americano e o primeiro lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906. Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7.
Exibido na TV Cultura no dia 22/12/2012 às 13h00
Fabiano Augusto Fossa de Araújo Pinto (apresentador)
===================================================================
===================================================================
Entenda diferenças entre Pós, MBA, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado
Onde buscar os melhores cursos de especialização?
Posso fazer doutorado sem ter feito mestrado?
O que é mestrado profissional?
Tire suas dúvidas!
Educação no Japão
Um excelente exemplo a ser seguido por todos nós educadores, pais e alunos!
===================================================================
Pesquisa - Fundação Victor Civita (FVC)
Vídeo - Nilma Santos Fontanive (Consultora da Fundação Cesgranrio e autora da pesquisa)
EDIÇÃO ESPECIAL - Boas Práticas Docentes no Ensino da Matemática
DOCUMENTOS - Apresentação
Relatório final
Estudos e Pesquisas | Boas Praticas Docentes no Ensino da Matemática
===================================================================
Grandes pensadores
Reportagem do Jornal Hoje sobre a importância da Matemática em todas as áreas.
===================================================================
Malba Tahan (Júlio César de Mello e Souza)
Malba Tahan foi autor e escritor de mais de 100 livros sobre:
DIA ESTADUAL DA MATEMÁTICA - 26 DE MARÇO
Lei nº 14.401, de 12 de abril de 2011
“Temos no Brasil uma situação particular: um país jovem, que faz a maior olimpíada de matemática do mundo e que a população tem pouco acesso ao conhecimento científico”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Marcelo Viana. Para ele, é preciso incentivar o gosto pela matemática e divulgar a relevância do congresso para o país.
Com antecedência, a SBM e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) preparam uma série de atividades e práticas educativas divertidas para incentivar os jovens. A primeira delas será o lançamento de uma campanha para crianças, na sede do Impa no Rio na terça-feira (18).
A ideia é apresentar um programa de aulas com experimentos práticos, que será enviado para escolas de todo o país e anunciar o concurso de logomarca do congresso para estudantes. “Por que o fundo das latinhas de refrigerante é curva? Por que a bola de sabão assume aquela forma? Tudo tem uma matemática, que permite economizar nos custos de produção sem perder no volume”, disse o professor do Impa, Emanuel Carneiro, que participa com a palestra Quinze Motivos para Aprender Matemática! Todo material será disponibilizado na internet.
O edital do concurso também será apresentado nos próximos dias. A expectativa é que, entre os prêmios, o estudante vencedor ganhe passagem e hospedagem para participar do congresso de matemáticos em 2018. O evento ocorre a cada quatro anos e reúne cerca de 10 mil pessoas para entrega de prêmios e palestras. A próxima edição será em agosto na Coreia do Sul.
Letra e melodia: Professora Mara
O presente de uma nação pode se medir pelo IDH ou PIB, mas o futuro se avalia pelo empenho das escolas e pela confiança dos professores.
Luis Carlos de Menezes é físico e educador da Universidade de São Paulo (USP)
===============================================================
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!
POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O!
SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!
P4R4BÉN5!
“A Matemática é tão fascinante, curiosa e inspiradora, que através dela nós desenvolvemos inúmeras habilidades, inclusive artísticas.” (Prof. Vanderley AC)
RELÓGIOS MATEMÁTICOS
Relógios criativos sobre a Matemática
Relógio - Equações
Relógio - Radianos, Ângulos
Relógio - Raiz Quadrada
Relógio - Sistema Binário
Relógio - Três Noves
---
# EDUCAÇÃO – 2020
Abraham Weintraub
Governo do Estado de São Paulo
Governador
João Doria
Vice-Governador
Rodrigo Garcia
Secretário da Educação
Rossieli Soares da Silva
Secretário Executivo
Haroldo Corrêa Rocha
Chefe de Gabinete
Renilda Peres de Lima
Coordenador da Coordenadoria Pedagógica
Caetano Pansani Siqueira
Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação
Nourival Pantano Júnior
---
Central de Atendimento da Secretaria de Estado da Educação
http://www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/
A Central de Atendimento é um canal direto de comunicação e prestação de informações da Secretaria de Estado da Educação para a população em geral.
Sua função é orientar e esclarecer o público a respeito de assuntos relacionados à área da educação, tais como:
* legislação de ensino;
* estatística educacional;
* endereços e telefones (escolas e órgãos oficiais);
* programas e projetos;
* informações gerais sobre a educação básica;
* encaminhamento e resolução de dúvidas e reclamações.
http://www.imprensaoficial.com.br/
CONCURSOS PÚBLICOS
Tudo sobre concursos públicos
Vagas – Apostilas – Provas – Testes
Diretorias de Ensino da Capital
Diretorias de Ensino da Grande São Paulo
Diretorias de Ensino do Interior
===================================================================
CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Biblioteca da CGEB na Intranet Espaço do Servidor
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
http://saresp.fde.sp.gov.br/2015/
DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO
===================================================================
Por que a matemática continua sendo um problema para boa parte dos alunos?
O conceito de situação seria, portanto, essencial na teoria dos campos conceituais?
Haveria, então, um profundo sentido social na matemática?
Como é a relação de alunos e professores do ensino médio com a matemática?
Como isso deve ocorrer na prática?
O que o senhor diria a um professor do ensino médio que está começando a lecionar matemática e está um pouco decepcionado por não ser compreendido?
Essas realidades, muitas vezes, funcionam de modo isolado?
Créditos da imagem:
===================================================================
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=85Vd0NpL32k
Simetria Matemática
1 x 8 + 1 = 9
12 x 8 + 2 = 98
123 x 8 + 3 = 987
1234 x 8 + 4 = 9876
12345 x 8 + 5 = 98765
123456 x 8 + 6 = 987654
1234567 x 8 + 7 = 9876543
12345678 x 8 + 8 = 98765432
123456789 x 8 + 9 = 987654321
9 x 9 + 7 = 88
98 x 9 + 6 = 888
987 x 9 + 5 = 8888
9876 x 9 + 4 = 88888
98765 x 9 + 3 = 888888
987654 x 9 + 2 = 8888888
9876543 x 9 + 1 = 88888888
98765432 x 9 + 0 = 888888888
1 x 9 + 2 = 11
12 x 9 + 3 = 111
123 x 9 + 4 = 1111
1234 x 9 + 5 = 11111
12345 x 9 + 6 = 111111
123456 x 9 + 7 = 1111111
1234567 x 9 + 8 = 11111111
12345678 x 9 + 9 = 111111111
123456789 x 9 + 10 = 1111111111
1 x 1 = 1
11 x 11 = 121
111 x 111 = 12321
1111 x 1111 = 1234321
11111 x 11111 = 123454321
111111 x 111111 = 12345654321
1111111 x 1111111 = 1234567654321
11111111 x 11111111 = 123456787654321
111111111 x 111111111 = 12345678987654321
1 = 12
1
1 3 3 1
1 4 6 4 1
1 5 10 10 5 1
1 6 15 20 15 6 1
1 7 21 35 35 21 7 1
Em todos os idiomas europeus, a palavra NOITE é formada pela letra N + o número 8.
N é o símbolo matemático de infinito e o 8 deitado (∞) também simboliza infinito, ou seja, noite significa, em todas estas línguas, a união do infinito!
Português: noite = n + oito
Inglês: night = n + eight
Alemão: nacht = n + acht
Espanhol: noche = n + ocho
Francês: nuit = n + huit
GINÁSTICA CEREBRAL
Encontre a letra C
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOCOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Uma vez que já encontraste a letra C
Encontre a letra N
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMNMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMNM
Uma vez que já encontraste a letra N
encontre o nº 6
999999999999999999999999999999
999999999999999999999999999999
999999999999999999999999999999
999999999999999999999999999999
999999999999999999999999999999
999999999999699999999999999999
999999999999999999999999999999
999999999999999999999999999999
999999999999999999999999999999
Uma vez que encontraste o nº 6
encontre a letra a
åååååååååååååååå
åååååååååååååååå
åååååååååååååååå
åååååååååååååååå
åååååååååååååååå
åååååååååååååååå
åååååååååååååååå
ååååååaåååååå¥Ã¥Ã¥Ã¥
åååååååååååååååå
åååååååååååååååå
åååååååååååååååå
åååååååååååååååå
åååååååååååååååå
Uma vez que já encontraste a letra a
encontre a letra c
ççççççççççççççççç
ççççççççççççççççç
ççççççççççççççççç
ççççççççççççççççç
ççççççççççççççççç
ççççççççççççççççç
ççççççççççççççççç
ççççççççççççççççç
ççççççççççççççççç
ççççççççççççcççççÃ
§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã
§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã§Ã
Uma vez que já encontraste a letra c
encontre a letra i
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!! !!!!!!!i! !!!!!!!!! !!!!!!!!!
Avanços da Humanidade - Você tem se atualizado? (IBM - Dezembro/2009)
===================================================================
Broca para fazer furo quadrado – Em funcionamento
===================================================================
A MATEMÁTICA DO AMOR
O que é pior do que um “raio” cair em sua cabeça?
O que o “m.m.c.” estava fazendo na escada?
Ele estava esperando o “m.d.c.”.
O que é um menino complexo?
É o que tem a mãe real e o pai imaginário.
Jesus disse a seus apóstolos:
- Irmãos, y = ax²+bx+c…
Os apóstolos, confusos, indagam:
- Mas senhor…, o que é isso?
Jesus disse:
- Apenas uma parábola.
Uma vez houve uma festa com todas as funções…
Estavam lá, todos se divertindo, menos o e^x , que estava meio isolado.
Então chegaram para o e^x e perguntaram:
- Por que você não se integra?
E ele respondeu:
- Ah…, dá na mesma…
O Sermão da montanha
===================================================================
Para divertir um pouco...
===================================================================
DISCALCULIA
Dificuldade de Aprendizagem em Matemática
A discalculia é um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números. É um problema de aprendizado independente, mas pode estar também associado à dislexia. Tal distúrbio faz com que a pessoa se confunda em operações matemáticas, conceitos matemáticos, fórmulas, sequências numéricas, ao realizar contagens, sinais numéricos e até na utilização da matemática no dia-a-dia.
Pode ocorrer como resultado de distúrbios na memória auditiva, quando a pessoa não consegue entender o que é falado e consequentemente não entende o que é proposto a ser feito, distúrbio de leitura quando o problema está ligado à dislexia e distúrbio de escrita quando a pessoa tem dificuldade em escrever o que é pedido (disgrafia).
É muito importante buscar auxílio para descobrir a discalculia ou não no período escolar quando alguns sinais são apresentados, pois alguns alunos que são discalcúlicos são chamados de desatentos e preguiçosos quando possuem problemas quanto à assimilação e compreensão do que é pedido.
Também é de grande importância ressaltar que o distúrbio neurológico que provoca a discalculia não causa deficiências mentais como algumas pessoas questionam. O discalcúlico pode ser auxiliado no seu dia-a-dia por uma calculadora, uma tabuada, um caderno quadriculado, com questões diretas e se ainda tiver muita dificuldade, o professor ou colega de trabalho pode fazer seus questionamentos oralmente para que o problema seja resolvido. O discalcúlico necessita da compreensão de todas as pessoas que convivem próximas a ele, pois encontra grandes dificuldades nas coisas que parecem óbvias.
===================================================================
OS NÚMEROS
(Raul Seixas)
LINK PARA OUVIR A MÚSICA: Raul Seixas - Os Números
LETRA ORIGINAL (sem plural em algumas palavras...)
Meus amigos essa noite eu tive uma alucinação
Sonhei com um bando de número invadindo o meu sertão
E de tanta coincidência que eu fiz essa canção
- Falar do número um
Falar do número um não é preciso muito estudo,
Só se casa uma vez e foi um Deus que criou tudo,
Uma vida só se vive, só se usa um sobretudo.
- Agora o doze
E só de pensar no doze eu então quase desisto,
São doze meses do ano, doze apóstolos de Cristo,
Doze hora é meio-dia, haja dito e haja visto.
- Agora o sete
Sete dias da semana, sete notas musicais,
Sete cores do arco-íris nas regiões divinais,
E se pintar tanto sete, eu já não aguento mais.
- Dois
E no dois o homem luta entre coisas diferente,
Bem e mal, amor e guerra, preto e branco, bicho e gente
Rico e pobre, claro e escuro, noite e dia, corpo e mente.
- Agora o quatro
E o quatro é importante, quatro ponto cardeal,
Quatro estação do ano, quatro pé tem um animal,
Quatro perna tem a mesa, quatro dia o carnaval.
- Pra encerrar
Eu falei de tanto número, talvez esqueci algum,
Mas as coisas que eu disse não são lá muito comum,
Quem souber que conte outra, ou que fique sem nenhum.
===================================================================
15 passos para adotar tecnologias em sala de aula
(Luciana Maria
Allan)
===================================================================
===================================================================
“Tele in” Discador Inteligente
===================================================================
WD-40
===================================================================
IDEIAS E DICAS SENSACIONAIS SOBRE QUASE TUDO
https://www.youtube.com/channel/UCobJuNZM0teTrd2YLnDUTzA