Blog: www.vanderleyac.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/vanderley.ac
E-mail: vanderleyac@gmail.com
Igualdade ou Equidade?
Inspire TODOS os alunos com Matemática de Mentalidade Aberta e Criativa.
'não nasceu pra matemática'
===================================================================
“Como professores temos de acreditar na mudança, temos de saber que é possível, do contrário não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação. Cada vez que você “ensina” alguma coisa a alguém, isto é ingerido, alguma coisa lhe acontece e surge um novo ser humano. Não consigo entender como é que as pessoas não estão simplesmente loucas para aprender, porque é a maior aventura do mundo, já que é o processo de transformação! Cada vez que aprendemos alguma coisa nova, nós nos tornamos uma coisa nova.” (Leo Buscaglia)
“Pois ser mestre é isso: ensinar a felicidade.” (Rubem Alves)
"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente." (Clarice Lispector)
“Poesia: Texto que expressa nosso sentimento, nossa alma, nosso coração!” (Prof. Vanderley AC)
“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” (Fernando Pessoa)
"A curva mais bonita que a mulher tem no seu corpo é o seu sorriso." (Bob Marley)
Minha poesia sobre a beleza matemática de uma linda mulher...
BELEZA MATEMÁTICA
SONHO MATEMÁTICO
===================================================================
NO MEU BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ:
Materiais Pedagógicos - Sugestões de Sites - Curiosidades - Reportagens
Desafios e Jogos Matemáticos - Tangram - Frases - Textos - Poesias
Pinturas - Vídeos - Músicas - Filmes - Ponto de Vista - Informes
===================================================================
IMPORTANTE!
Os conteúdos sugeridos no meu blog de autoria de terceiros estão hospedados em seus respectivos websites (doravante “site original”), disponíveis para uso online, sendo assim do autor original a responsabilidade sobre propagandas, peças publicitárias, conteúdos e outros comentários presentes nos sites de origem e, portanto, eu não indico ou sugiro tais peças comerciais.
As minhas sugestões de conteúdos digitais restringem-se ao objeto digital de aprendizagem em seu formato isolado, e de forma alguma, tenho por objetivo indicar ou sugerir a utilização de outros conteúdos do site em que o objeto se encontra, tampouco incentivar a compra ou aquisição de serviços ou produtos que porventura estejam ofertados no site em que o objeto é acessado.
===================================================================
PARA ACESSO RÁPIDO, CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:
Fonte:
===================================================================
Práticas inovadoras em diferentes realidades brasileiras
Dois professores e um diretor: os intelectuais da Educação debatem soluções para a melhoria do aprendizado
http://novaescola.org.br/conteudo/3351/praticas-inovadoras-de-educacao-em-diferentes-realidades-brasileiras?utm_source=tag_novaescola&utm_medium=facebook&utm_campaign=mat%C3%A9ria&utm_content=video
===================================================================
Quebrando Tabus
https://www.youtube.com/watch?v=VECkV6-3MiI
===================================================================
Quando a Matemática se apaixona!
===================================================================
Quando a Matemática “dança”!
===================================================================
===================================================================
N é o símbolo matemático de infinito e o 8 deitado (∞) também simboliza infinito, ou seja, noite significa, em todas estas línguas, a união do infinito!
Português: noite = n + oito
Italiano: notte = n + otto
A MATEMÁTICA É PARA SEMPRE!
ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA?
“Toda criança é capaz de aprender se lhe forem oferecidas condições de tempo e de recursos para que exercite suas competências ao interagir com o conhecimento.”
“Cada escola conhece ou pode conhecer seus problemas concretos e a força que deve mobilizar para resolvê-los, com a participação direta de sua equipe e com o envolvimento do sistema. Assim, a cada escola, uma proposta e, a cada proposta, uma solução, sem perder de vista que o acesso ao conhecimento é um benefício social a que crianças e jovens têm direito e é razão de ser da própria escola.”
Fonte:
INDICAÇÃO CEE Nº 22/97 - CEM - Aprovado em 17-12-97
http://www.lite.fe.unicamp.br/cee/i2297.html
“Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.” (Paulo Coelho)
“A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
===================================================================
Letramento matemático é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Isso auxilia os indivíduos a reconhecer o papel que a matemática exerce no mundo e para que cidadãos construtivos, engajados e reflexivos possam fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões necessárias.
Fonte: Matriz de Avaliação de Matemática do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA (2012)
Na BNCC, o letramento matemático está assim definido: competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. O letramento deve também assegurar que todos os estudantes reconheçam que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para compreender e atuar no mundo e para que também percebam o caráter de jogo intelectual da Matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e que pode também ser prazeroso.
Fonte: CURRÍCULO 2020 - Currículo Paulista do Ensino Médio, p. 113
Você sabia que quando ensinamos, é quando mais aprendemos?
Fonte: www.professoracoruja.com.br/piramide-de-aprendizagem-de-william-glasser/
===================================================================
Você tem mais em comum com o mundo do que imagina
https://www.youtube.com/watch?v=sAu1LC927DA
===================================================================
Livro:
“Educação e formação de pessoas em tempos velozes”
Editora:
Papirus – 1ª Edição – 2015
Autores:
Mário Sérgio Cortella
Gilberto Dimenstein
“O acesso cada vez maior à tecnologia permite hoje que informações de toda sorte cheguem até nós das mais diferentes formas. Num momento em que todos podemos ser, ao mesmo tempo, leitores e autores, surge a necessidade de saber selecionar no meio do caos aquilo que, de fato, tem relevância e credibilidade. Afinal, em que prestar atenção? O que realmente importa?”
Mário Sérgio Cortella e Gilberto Dimenstein levam a debate neste livro a ideia de curadoria do conhecimento. Em bate-papo instigante, eles apresentam esse novo conceito e iluminam vários aspectos de nossa cidadania. Pois, como apontam aqui, a formação continuada para a prática da curadoria, isto é, da socialização e mediação dos saberes, torna-se fundamental nesta nova era, seja nas escolas, seja nas empresas ou nos meios de comunicação, como forma de emponderamento do indivíduo.
“Não há como separar educação e comunicação, porque ensinar é comunicar, assim como comunicar é ensinar. As duas transitam dentro da mesma ideia. Usei de propósito a expressão ensinar porque ensinar, ou insignare, significa “deixar uma marca”, “gravar alguma coisa em alguém”, “deixar um sinal”, por isso “insígnia”, a percepção de que se marca algo em alguém.”
Cortella – Ora, quem é o grande professor? Para mim, é aquele que você, Gilberto, vem chamando muito bem de curador do conhecimento. Você sabe que a palavra curador está ligada à religião, porque o cura, em português lusitano, é o pároco, aquele que está na paróquia, portanto que cuida de uma comunidade. E o curador é aquele que toma conta, não para seu uso exclusivo, porque nesse caso ele seria o proprietário.
===================================================================
===================================================================
===================================================================
Relógios criativos sobre a Matemática
===================================================================
===================================================================
Reportagem da SEE – Dia Nacional da Poesia (14 de março)
MATEMÁTICOS...
QUANDO A MATEMÁTICA “DANÇA”
“Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)
“Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.” (Paulo Coelho)
“Educadores não são feitos, educadores nascem.” (Rubens Alves)
===================================================================
Com o apoio do currículo, estudantes podem conhecer a matemática além das contas
Referências e/ou fontes
- A matemática além dos números
“Existe um acordo tácito com relação ao fato de que os adultos necessitam da Matemática em suas ações como consumidores, como cidadãos, como pessoas conscientes e autônomas. Todos lidam com números, medidas, formas, operações; todos leem e interpretam textos e gráficos, vivenciam relações de ordem e de equivalência; todos argumentam e tiram conclusões válidas a partir de proposições verdadeiras, fazem inferências plausíveis a partir de informações parciais ou incertas. Em outras palavras, a ninguém é permitido dispensar o conhecimento da Matemática sem abdicar de seu bem mais precioso: a consciência nas ações.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.29)
Eu pretendo com os materiais e sugestões propostos no meu blog:
A Matemática “pode ser” um instrumento útil...
A Matemática “sempre” expressa, significa, nos faz compreender...
A Matemática como linguagem e instrumento para tratamento das informações disponíveis, tendo em vista a construção do conhecimento.
“O Tratamento da Informação, tendo em vista a transformação da informação em conhecimento, é a meta comum de todas as disciplinas escolares e, em cada disciplina, de todos os conteúdos a serem ensinados. Um currículo tem a função de mapear os temas/conteúdos considerados relevantes, tendo em vista o tratamento da informação e a construção do conhecimento. As disciplinas têm um programa que estabelece os temas a serem estudados e que constituirão os meios para o desenvolvimento das competências pessoais. Em cada conteúdo devem ser identificadas as ideias fundamentais a serem exploradas. Tais ideias constituem a razão do estudo das diversas disciplinas: é possível estudar muitos conteúdos sem uma atenção adequada às ideias fundamentais envolvidas, como também o é amplificar tais ideias, tendo por base a exploração de alguns poucos conteúdos.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.36)
“Em todos os assuntos estudados a meta maior é a de propiciar uma representação dos dados disponíveis e um tratamento adequado das informações reunidas, considerando o mapeamento do que é relevante para a construção do conhecimento.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.40)
A Matemática, através de seus 3 Grandes Temas (Números, Geometria e Relações), através de suas Ideias Fundamentais (Tema Números: Equivalência, Ordem, Simbolização, Operações; Tema Geometria: Percepção, Concepção, Construção, Representação; Tema Relações: Medidas, Aproximações, Proporcionalidade, Interdependência) e através de suas Competências Norteadoras (Expressão / Compreensão, Argumentação / Decisão, Contextualização / Abstração), contribuirá para desenvolver no aluno o senso crítico, autonomia; tornando-o um cidadão preparado para prosseguir estudos em nível superior; preparado para o mundo do trabalho, cultura, ciência e tecnologia; preparado para enfrentar os problemas da vida.
O acesso e permanência na escola e a aprendizagem é um direito do aluno previsto na LDB – Lei de Diretrizes e Bases, PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais e nas DCNEB – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
===================================================================
Grandes pensadores (Revista Nova Escola)
http://revistaescola.abril.com.br/pensadores/
Biografia e pensamento de educadores que fizeram história, da Grécia Antiga aos dias de hoje, organizados por ordem alfabética de sobrenome.
Vida e obra dos principais pesquisadores que influenciaram a evolução do pensamento pedagógico, de Aristóteles a Paulo Freire.
===================================================================
Currículo do Estado de São Paulo
constitui orientação básica para o trabalho do professor em sala de aula
http://www.educacao.sp.gov.br/curriculo
Para apoiar o trabalho realizado nas cinco mil escolas
estaduais, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desenvolveu, em
2008, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, um currículo base
para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Com a medida, a Educação pretende fornecer uma base comum
de conhecimentos e competências que, utilizada por professores e gestores das
mais de cinco mil escolas estaduais paulistas, permita que essas unidades
funcionem, de fato, como uma rede articulada e pautada pelos mesmos objetivos.
Além desses documentos, o Currículo do Estado de São
Paulo se completa com um conjunto de materiais dirigidos especialmente aos
professores e aos alunos: os Cadernos do Professor e do Aluno, organizados por
disciplina, de acordo com a série, ano e bimestre. Neles, são apresentadas
Situações de Aprendizagem para orientar o trabalho do professor no ensino dos
conteúdos disciplinares específicos e a aprendizagem dos alunos.
Ciências
da Natureza
O currículo de Ciências da Natureza, que engloba as
disciplinas de Ciências, Biologia, Física e Química, também está estruturado em torno de quatro
eixos temáticos: vida e ambiente, ciência e tecnologia, ser humano e saúde e
Terra e Universo.
Ciências
Humanas
A Ciência Humana resulta na acumulação cultural gerada
pela sociedade em diferentes tempos e espaços. Seu estudo baseia-se nas artes,
línguas e literatura clássica. O currículo dessa área de conhecimento engloba
as disciplinas de Sociologia, Filosofia, Geografia e História.
Linguagem
e Códigos
A proposta desenvolvida para a linguagem é estudá-la como
uma atividade social. O Currículo do Estado de São Paulo para essa área de
conhecimento engloba as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira
Moderna (composta por Inglês e Espanhol), Arte e Educação Física.
Matemática
A Matemática é considerada disciplina básica no
desenvolvimento dos currículos escolares em todas as épocas e culturas. Sem o desenvolvimento
adequado da matéria a formação pessoal não se completa, uma vez que todos
utilizam números, medidas, operações e formas no dia a dia.
Link na “Intranet – Espaço
do Servidor”
Caderno do Professor e Caderno do Aluno
Biblioteca da CGEB na
Intranet Espaço do Servidor
Biblioteca da CGEB na Intranet Espaço do Servidor
Professor com orgulho!
===================================================================
VOCÊ GOSTA DE MATEMÁTICA?
===================================================================
===================================================================
Alfabetização com os Números
“A Visão dos Professores sobre a Educação no Brasil”
===================================================================
Parcialmente Nublado
“As escolas devem ser lugares de formação, de inovação, de experiência e de desenvolvimento profissional, como também lugares de pesquisa e de reflexão crítica.” (Maurice Tardif)
DAS UTOPIAS
===================================================================
---
---
---
---
---
---
Boas práticas docentes no ensino da Matemática
Pesquisa - Fundação Victor Civita (FVC)
http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/2011/boas-praticas-docentes-ensino-matematica-688940.shtml
Vídeo - Nilma Santos Fontanive (Consultora da Fundação Cesgranrio e autora da pesquisa)
https://www.youtube.com/watch?v=CSHb-wmdDtQ
EDIÇÃO ESPECIAL - Boas Práticas Docentes no Ensino da Matemática
http://fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/2010/pdf/NEBOAS_PRATICAS_SITE.pdf
DOCUMENTOS - Apresentação
http://fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/2010/pdf/pmatematica_apresentacaofinal.pdf
Relatório final
http://fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/2011/relatorioboaspraticas.pdf
Estudos e Pesquisas | Boas Praticas Docentes no Ensino da Matemática
===================================================================
Reportagem do Jornal Hoje sobre a importância da Matemática em todas as áreas.
Quer aprender matemática de um jeito prático?
===================================================================
Gentileza gera Gentileza
Life Vest Inside - Kindness Boomerang - "One Day"
==================================================================
===================================================================
Os Nativos Digitais - os alunos do Século XXI
http://www.youtube.com/watch?
A Matemática e os problemas da vida
===================================================================
Professor(a), sim, com muita honra!
O presente de uma nação pode se medir pelo IDH ou PIB, mas o futuro se
avalia pelo empenho das escolas e pela confiança dos professores.
Luis Carlos de Menezes é físico e educador da Universidade de São Paulo (USP)
# SUGESTÕES DO PROF. VANDERLEY
===================================================================
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
Só peço, a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...
Só peço, a você
Um favor, se quiser
Não me esqueça
Num canto qualquer...
===================================================================
===================================================================
Tempos de mobilização e conflito
Aula em Angicos, em 1963: 300 pessoas alfabetizadas pelo método Paulo Freire em um mês. Foto: acervo fotográfico dos arquivos Paulo Freire do Instituto Paulo Freire
Aos 22 e 69 anos, professoras relatam experiências e perspectivas como educadoras
===================================================================
- Pós-Graduação: Psicopedagogia Institucional.
- Congresso: 3º People.Net in Educacion (05/12/2014)
- Curso Fundamentos do Google para o Ensino (Novembro/2014)
- Curso Avaliação Educacional (Novembro/2014)
- II Grande Encontro CGEB/SEE com as Diretorias de Ensino (Setembro/2014)
- Curso Oficinas Virtuais Currículo+ (Agosto/2014)
- Curso Currículo+ em Ação (Maio/2014)
- IV Videoconferência da SEE/SP "Dia Nacional da Matemática - 06 de maio" (06/05/2014)
- I Grande Encontro CGEB/SEE com as Diretorias de Ensino (Março/2014)
- III Workshop de Matemática da SEE "Educação Matemática em Foco" (05e06/11/2013)
- Seminário MGME - Língua Portuguesa, Matemática e Gestão (02a05/09/2013)
- Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino - MGME (01a04/04/2013)
- II Workshop de Matemática da SEE "Discutindo o Currículo" (07e08/11/2012)
- Videoconferencista pela SEE “Dia Nacional da Matemática – 06 de maio” (02/05/2012)
- Tutoria EaD do Programa Currículo e Prática Docente 2012 – EFAP/SEE.
- I Workshop de Matemática da SEE "Aprendizagem em Foco" (15e16/12/2011)
- Seminário Internacional Satélite do 34º Congresso de Psic. Ed. Matemática (Julho/2010)
- Tutoria EaD do Curso A Rede Aprende com a Rede 2009 – CENP/SEE.
- Orientações Técnicas e Videoconferências – Projetos/Programas CENP/SEE.
- Cursos Pedagógicos/Capacitações – Diretoria de Ensino Centro-Oeste.
- Curso de Informática (Softwares Educacionais/Pedagógicos) – NTE.
- Ensino Médio em Rede – Videoconferências – Diretoria de Ensino Centro-Oeste.
- Windows, Word, Excel, Power Point e Internet – BIT Company.
- Projeto: As Coisas Boas da Minha Terra – Programa EducaRede.
- Projetos: Informática, Símbolos Matemáticos, Campanha do Agasalho e Tangram.
- BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
- PNLD (Programa Nacional do Livro Didático)
- Educação Fiscal e Financeira
- Plataforma Árvore de Livros "Biblioteca Digital"
- Projeto Currículo+ "Atividades de Nivelamento 2016"
- Projeto "Quem Falta Faz Falta"
- Projeto "Educação e Cidadania"
- Projeto "Cidade Educadora"
- Projeto "Prosseguir"
- Relatório Pedagógico do SARESP
- Matriz de Avaliação Processual - Matemática
- Prêmio Professores do Brasil
“A aprendizagem é o centro da atividade escolar. Por extensão, o professor caracteriza-se com um profissional da aprendizagem. O professor apresenta e explica conteúdos, organiza situações para a aprendizagem de conceitos, de métodos, de formas de agir e pensar, em suma, promove conhecimentos que possam ser mobilizados em competências e habilidades que, por sua vez, instrumentalizam os alunos para enfrentar os problemas do mundo.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.18)
“Em todos os assuntos, o professor precisa ser um bom contador de histórias. Preparar uma aula será sempre arquitetar uma narrativa, tendo em vista a construção do significado das noções apresentadas. Para contar uma boa história, é necessário, no entanto, ganhar a atenção dos alunos, é preciso criar centros de interesse. É fundamental cultivar o bem mais valioso de que dispõe um professor na sala de aula: o interesse dos alunos.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.45)